segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Paisagens de Outono.

Inspirados nos artistas do Fauvismo

"O fauvismo (do francês fauvisme, oriundo de les fauves, "as feras", como foram chamados os pintores não seguidores do cânone impressionista, vigente à época) é uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu entre 1905 e 1907.
O estilo começou em 1901 mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905. Segundo Henri Matisse, em "Notes d'un Peintre", pretendia-se com o fauvismo "uma arte do equilíbrio, da pureza e da serenidade, destituída de temas perturbadores ou deprimentes".
O início do movimento, no final do século XIX, teve como representantes percursores Paul Gauguin e Vincent Van Gogh. Os estilos destes dois artistas exerceram forte influência sobre os adeptos do Movimento Fauvista. O Fauvismo influenciou muito a rutura da arte moderna com a antiga estética vigente, além disso, modificou a ideia de utilização das cores nas artes plásticas.
O termo surgiu de uma expressão (les fauves) utilizada pelo crítico de arte Louis Vauxcelles ao ver uma obra de Henri Matisse, em 1905, no Salão de Outono, em Paris." in https://pintura-secxx.blogs.sapo.pt/901.html






















Sem comentários:

Enviar um comentário